top of page
  • Foto do escritorBiodanzaCatarina

Empresa EAD oferta curso de Psicodança e faz uso indevido propriedade intelectual de Rolando Toro

Confira a Nota de Repúdio da Associação Catarina e saiba porque não é possível fazer Psicodança/Biodanza Online


A Associação Catarina de Professores/Facilitadores de Biodanza® Sistema Rolando Toro, vem por meio desta carta, manifestar-se contra a publicação do curso gratuito e online de Psicodança, divulgado no site WR Educacional (https://www.wreducacional.com.br/curso-de-psicodanca), por utilizar a propriedade intelectual de Rolando Toro, bem como, conceitos e temas da teoria da Biodanza® para uma formação on-line.


Fonte: WR Educacional

Segundo consta no site da empresa de educação à distância, “os cursos chamados “LIVRES” NÃO necessitam de prévia autorização para funcionamento e nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação ou outro órgão competente para serem considerados válidos...” Na proposta do curso online a empresa diz que o aluno estuda em casa. Para concluir o Curso e obter seu Certificado, ele deverá realizar a avaliação alcançando a média 6,0 (seis). Além disso, deverá completar a carga horária solicitada de 120 horas. Dentre os objetivos do curso, o site ressalta a formação de profissionais qualificados para a facilitação de grupos de Biodança.


Objetivos do curso publicado pelo site

Tais informações demonstram a claramente o desconhecimento da empresa acerca dos objetivos e metodologia da Biodanza o que torna o curso em questão ilegítimo e enganoso.

Anteriormente conhecida como Psicodança, a Biodanza®/Biodança é um Sistema de Desenvolvimento Humano, renovação orgânica, reaprendizagem afetiva, aprendizagem das funções originárias da Vida que acontece em Grupo, envolvendo música, movimento e propostas vivenciais só possíveis na presença e na relação com o outro.


A formação para atuar como profissional Professor/Facilitador de Biodanza® tem a duração de aproximadamente três anos e meio, sendo mais de 500 horas de encontros com processos teóricos-vivenciais, além dos estágios de observação e supervisionado, além de entrega de Trabalho de Conclusão de Curso. A metodologia empregada pela Biodanza é vivencial e a formação dos professores segue o mesmo critério, podendo ser aplicada somente por professores Didatas em Biodanza® credenciados e autorizados por seus órgãos oficiais, detentores dos direitos autorais da obra de Rolando Toro Araneda, seu criador.


A formação de Professores de Biodanza® só é possível por meio da formação nas Escolas de Biodanza® SRT espalhadas em diferentes estados do Brasil e no mundo, com a manutenção e suporte das Associações de Profissionais, Associação de Escolas de Biodanza®, e demais órgãos licenciadores do Sistema Biodanza®.

Por isso, não só discordamos como a forma como este curso está sendo divulgado sem um acordo prévio com as organizações oficiais do Sistema Biodanza®, como também alertamos para a prática ilegal e sem sentido da proposta.


Florianópolis, 17 de dezembro de 2019 Associação Catarina de Professores/Facilitadores de Biodanza®

560 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page