BIOGRAFIA

 

Rolando Mario Toro Araneda nasceu em Concepción, Chile, em 19 de abril de 1924.

Formou-se como professor de ensino básico na Escola Normal ”José Abelardo Núñes”, Santiago, Chile, no ano de 1943. Desempenhou sua docência nas cidades de Valparaíso, Talcahuano, Pocuro e Santiago (Chile), entre os anos de 1944 a 1957. Em 1964 terminou seus estudos na Escola de Psicologia do Instituto Pedagógico da Universidade do Chile.

Exerceu a Cátedra de Psicologia de Arte e de Expressão, no Instituto de Estética da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Como Docente do Centro de Antropologia Medica, na Escola de Medicina da Universidade do Chile, realizou investigações sobre a expressão do Inconsciente e os estados de expansão da consciência.

Foi nomeado Professor Emérito da Universidad Abierta Interamericana de Buenos Aires (Argentina) y Professor Emérito pela Universidade Federal de Paraíba (Brasil).

Entre os anos de 1968 e 1973 começou o desenvolvimento da teoria da Biodanza (chamada neste período Psicodanza) considerando a experiência obtida nos anos anteriores. Aplicou este sistema no Hospital Psiquiátrico de Santiago e no Instituto de Estética da Universidade Católica de Chile.

hqdefault.jpg

Rolando Toro foi também poeta e pintor. Publicou vários livros de Poesia e de Psicoterapia. Também tem realizado exposições de pintura no Brasil e no Chile. Segundo Rolando Toro, sua mais intima profissão foi ser poeta.

Viveu no Chile, Argentina, Brasil e Itália.

Ele faleceu em Santiago do Chile em 16 de fevereiro de 2010 aos 85 anos.

*Texto publicado originalmente no site Biodanza Rolando Toro - Organização Internacional de Biodanza SRT.