top of page
  • Foto do escritorBiodanzaCatarina

Semeando Biodanza - "A Dança da Vida"

Atualizado: 25 de out. de 2019



Fonte: Jornal Notícias do Dia - 9 e 20 de outubro de 2019

Publicada no Jornal Notícias do Dia do último final de semana (19 e 20 de outubro de 2019), a matéria "Dança para a cura do corpo e da mente", é uma referência à prática da Biodanza - Sistema de Integração e Desenvolvimento Humano, de aprendizagem afetiva, renovação orgânica e reaprendizagem das funções originárias da vida - que envolve a Música, a dança e situações de encontro em grupo, segundo as definições de seu criador, o chileno Rolando Toro.


Jornal Notícias do Dia - edição de final de semana

A dança em Biodanza, refere-se a descoberta do seu movimento pleno de sentido capaz de deflagar vivências integradoras estimuladas pela música e pela integração do grupo.


Na matéria, a professora/facilitadora de Biodanza, Rosângela Cardoso, demonstra a importância de ocupar diversos espaços na cidade para a prática da Biodanza como no CRAS, universidades, Postos de Saúde, como Práticas Integrativas Complementares (PICs), nas escolas, e outras áreas de aplicação, a fim de contribuir com a saúde e qualidade de vida da população.


Além desta iniciativa no CRAS, a Biodanza já tem história com projetos de extensão universitária, em empresas e unidades de Saúde, como é o caso do posto de saúde da Costeira que há mais de 10 anos oferece Biodanza no bairro com a médica da família aposentada e facilitadora didata em Biodanza, Elizabeth Chraim. A didata relata no vídeo a seguir melhoras significativas no estilo de vida dos praticantes da comunidade da costeira ao longo do tempo. (Confira no vídeo).


Para a professora de Biodanza, Rosângela Cardoso, sua missão é semear este sistema de desenvolvimento humano que fortalece o sistema imunológico e traz efeitos integrativos e de equilíbrio orgânico diminuindo o stress, ansiedade, além de melhorar as relações afetivas - seja a relação consigo, com o outro e com a Vida de maneira geral.


"A convite de um evento mensal chamado Espaço Cultural, no CRAS Areias, um amigo psicólogo e também professor me convidou para oferecermos uma oficina. O interesse da comunidade foi tão grande que me ofereci para dar aulas semanais desde então" relata a professora, que também oferece aulas voluntariamente no IFSC, desde novembro de 2018.


A Biodanza é para todas as pessoas, com aplicações específicas para crianças, adolescentes, idosos, gestantes, entre outras. A aplicação da Biodanza requer conhecimentos específicos para cada grupo, sejam sobre Psicologia Clínica, Psicoterapia, Reabilitação e Educação Biocêntrica", segundo o psicoterapeuta Rolando Toro.



Conheça o movimento de Biodanza em SC







162 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page